14 de jul. de 2009

19° FESTIVAL DA CANÇÃO DA PJ - Diocese de Rio do Sul


Com o tema: JUVENTUDE E VIOLÊNCIA e o lema: “Juventude em marcha contra a violência”, a Pastoral da Juventude da Diocese de Rio do Sul convida você jovem, para participar do 19° Festival da Canção.


Com esse grito, queremos convidar toda a juventude para discutir e aprofundar esta temática, conhecendo também os diversos fatores sociais que contribuem para a violência, fomentando a discussão e ação tendo em vista a construção da paz tão sonhada. Com isso também, queremos convidar a juventude para uma grande marcha em defesa da vida.

REGULAMENTO
Objetivos Específicos: O 19º Festival da Canção da Pastoral da Juventude da Diocese de Rio do Sul busca ser um espaço de reflexão, aprofundamento e conscientização, através da música e da poesia, denunciando os desafios sociais e anunciando os sonhos e a realidade, valorizando e resgatando a cultura popular “das juventudes”, para cantar e festejar a vida.

Participação:
Restrita aos jovens e pessoas engajadas nas comunidades, em outras pastorais; grupos de jovens; grêmios estudantis, sindicatos, movimentos, ONGs e jovens de todas as denominações religiosas.

CRITÉRIOS

Das Músicas: O 19º Festival da Canção é composto da seguinte forma:
* São 22(vinte e duas) músicas, divididas em duas categorias: Inédita e Paródia.
* As apresentações serão premiadas de 1º a 3º lugar, tanto na categoria Inédita, como na categoria Paródia.
* Cada grupo poderá participar com uma música em cada categoria.
* Cada participante cantor(a), poderá interpretar apenas uma música e, ser coadjuvante de outra canção do mesmo grupo.
* Se o número de canções não atingir 22 músicas, abrir-se–á mais uma vaga por grupo.

* Não será permitido o uso de som mecânico e quaisquer outros tipos de recursos.
* Não será permitida a participação de profissionais - que possuam carteira da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil) ou, recebam algum tipo de remuneração.

Das Poesias:
Haverá espaço para apresentação de poesias, sendo aberta à apresentação de 10 (dez) poesias, que serão intercaladas entre as músicas.

INTERPRETAÇÃO
Das Músicas: O número de intérpretes e músicos para cada apresentação é livre.
* As canções serão apresentadas no palco onde se realizará o evento, sendo que o grupo terá à disposição 4 (quatro) microfones e 4 (quatro) entradas para instrumentos elétricos.
* Retificamos que os integrantes do Conjunto Musical não poderão acompanhar os participantes do Festival.
* Cada grupo deverá providenciar seus instrumentos, sendo que, o instrumento bateria, estará à disposição.
* A ordem das apresentações será fixada em cartaz no local do evento e esta será de acordo com a ordem de chegada das inscrições na Secretaria Diocesana da PJ.
* Após a chamada, o grupo terá 3 (três) minutos para começar a apresentação. Neste tempo o grupo deverá se instalar no palco, fazer afinação e tomar a postura.
* O grupo anunciado deverá iniciar sua apresentação no tempo previsto, caso contrário, o mesmo perderá pontos.

Das Poesias: A declamação da poesia será a critério do grupo, sendo que o espaço de apresentação será indicado pela coordenação do festival. A apresentação pode ter de 1 à 8 pessoas, conforme necessidade do grupo.

AVALIAÇÃO
Das Músicas: A composição da mesa julgadora será definida pela Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude. Os jurados serão pessoas que contribuíram e contribuem na caminhada de organização e luta, junto às Pastorais Sociais e também, pessoas que são profissionais da música. A mesa julgadora será composta por 13 (treze) jurados, que serão divididos conforme os quesitos de avaliação: letra, melodia, harmonia e presença de palco.
* Música Inédita: Letra e Melodia são criadas a partir do tema do Festival. São músicas e letras que nunca foram lançadas ao público.
* Música Paródia: Letra criada a partir do tema do Festival e, com arranjo de uma música conhecida. Das Poesias: As poesias terão que ser criadas a partir do tema do Festival.

PREMIAÇÃO
Das Músicas Inéditas e Paródias:

1º Lugar: Caixa de som amplificada
2º Lugar: Violão
3º lugar: Aparelho de som portátil

Das Poesias: A apresentação das Poesias não será de caráter competitivo, mas apenas com prêmio de participação.

PONTUAÇÃO
A nota máxima adquirida na apresentação geral será de 130 pontos.
* Nota categoria Inédita: letra (5 à 10), melodia (1 à 10), harmonia (1 à 10) e presença de palco (1 à 10).
* Nota categoria Paródia: letra (5 à 10), melodia (escolha da canção - 1 à 10), harmonia (1 à 10) e presença de palco (1 à 10).

Obs.: Caso seja constatada alguma irregularidade, como: participação de profissionais uso de som mecânico, entre outros, o grupo será punido com a perda de até 50% dos pontos adquiridos na apresentação.

INSCRIÇÕES
A Ficha de Inscrição, deverá ser preenchida corretamente e enviada acompanhada de uma cópia da letra da música, bem legível. No caso de paródia, enviar também a letra original, para o endereço da Secretaria Diocesana da Pastoral da Juventude ou, por e-mail (solicitando a Secretaria o aviso de recebimento). As inscrições podem ser efetuadas até o dia: 21 de agosto de 2009. Não serão permitidas inscrições ultrapassando a data citada.

DISPOSIÇÕES GERAIS
Durante as apresentações, haverá uma equipe de ouvidoria, pré–estabelecida no local, para atender as reclamações quanto às apresentações das músicas, que fogem à regra deste, que poderão ser realizadas até 5 (cinco) minutos após a apresentação da respectiva música. Compete ao corpo de jurados juntamente com os representantes previamente designados, para decidir casos que não estejam previstos no regulamento.

0 comentários:

Postar um comentário