11 de ago. de 2009

Diocese de Rio do Sul realiza a Assembléia de Fundação da Cáritas Diocesana

No sábado do dia 8 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Canta Galo – Rio do Sul aconteceu a Assembléia de Fundação da Cáritas Diocesana. Com a participação de aproximadamente 35 pessoas, oriundas das diversas comunidades da Diocese, Grupos de Economia Solidária, indígenas, Sindicatos Rurais, Direitos Humanos, a Assembléia iniciou com um momento de mística e espiritualidade, impulsionando os presentes a pensar nas sementes que precisamos semear na sociedade contemporânea. Foram citadas: sementes de vida, de solidariedade, de participação popular, de compreensão, de respeito, de inclusão, entre outras.
Após o momento de espiritualidade, foi feito a leitura do Edital de Convocação, dando abertura à Assembléia de Fundação da Cáritas Diocesana de Rio do Sul.
Com a aprovação do Regimento Interno, prosseguiu – se o trabalho com a apresentação da Cáritas, com suas diretrizes, princípios, programas. Após esta apresentação, houve a explanação de três painéis temáticos para contribuir com a reflexão e aprofundamento: Políticas Públicas, Economia Solidária e Realidade Eclesial.
No momento da tarde, em conjunto foi feito a leitura, discussão e aprovação do Estatuto da Cáritas Diocesana e posterior a isso, a escolha dos membros da Diretoria.
Encerrou – se a Assembléia com os encaminhamentos, avaliação da mesma e um momento de mística de envio.
CONSELHO DIRETOR
Presidente Eleito: FABIANA GONÇALVES
Vice Eleito: JORANDIR ZONTA
1 Secretário: ALINE LEANDRA COELHO
2 Secretário: DANIEL RODRIGO STRELOW
1 tesoureiro: LUCIA INÊS GIRARDI DE LIMA
2 tesoureiro: ARY FONTANIVE

SUPLENTES DO CONSELHO DIRETOR
PE.ALIRIO VICENZI
IR. CARMELA PANINI
PE LINO ANDERLE

CONSELHO FISCAL
Conselheiro fiscal: CEZAR
Conselheiro fiscal: DILI
Conselheiro fiscal: ANA MARIA VENDRAMI

SUPLENTES CONSELHO FISCAL
Suplente Conselho Fiscal: BRUNO TAMANINI
Suplente Conselho Fiscal: RENERIO
Suplente Conselho Fiscal: REGINA GARCIA FERREIRA

O QUE É A CÁRITAS?
A Cáritas Brasileira faz parte da Rede Caritas Internationalis, rede da Igreja Católica de atuação social composta por 162 organizações presentes em 200 países e territórios, com sede em Roma. Organismo da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi criada em 12 de novembro de 1956 e é reconhecida como de utilidade pública federal.

Atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário na perspectiva de políticas públicas, com uma mística ecumênica. Seus agentes trabalham junto aos excluídos e excluídas, muitas vezes em parceria com outras instituições e movimentos sociais.
Atualmente, a Cáritas Brasileira tem quatro diretrizes institucionais: defesa e promoção de direitos; incidência e controle social de políticas públicas; construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável; fortalecimento da Rede Cáritas.

0 comentários:

Postar um comentário