25 de nov. de 2009

PJ da Diocese de Rio do Sul realiza a sua 19 Assembléia Diocesana


O final de semana dos dias 21 e 22 de novembro, foram dias de "refletir, ousar e construir" para a Pastoral da Juventude da Diocese de Rio do Sul.

Com o tema: JUVENTUDE E CONSTRUÇÃO e o lema "REFLETINDO, OUSANDO E CONSTRUINDO", realizou - se a 19 Assembléia Diocesana da Pastoral da Juventude, na comunidade São Sebatião, em Rio do Sul.

Acolhidos na manhã de sábado, os jovens participantes puderam fazer um resgate da caminhada da PJ Diocesana, com inúmeros símbolos da caminhada, fotos antigas e outros mais...um rico momento de recordar a história iniciada em 1980, quando iniciou a articulação da juventude, enquanto Pastoral da Juventude.



Assessorados por Geraldo Paulo Pires (popular Pé) , assessor da PJ no Rio Grande do Sul, os jovens participantes fizeram um levantamento da realidade da juventude na Diocese. Com a partilha feita através das simbologias de tijolos, pipas e pés, puderam conhecer a realiddae que os cerca, escolhendo os maiores desafios e prioridades que devem estar presente no Plano de Ação

No período da tarde, avaliaram a caminhada da PJ dos últimos 3 anos, percebendo as alegrias, tristezas, avanços e limitações.


A partir deste trabalho, escolheu - se as 3 prioridades para os próximos 3 anos: ~
* Formação Integral
* Missisonariedade
* Intervenção Social


Dentro destas 3 prioridades, escolheu - se também, os projetos, no qual a PJ vai realizar no decorrer destes 3 anos: Escola de Formação da Juventude, Curso para Militantes, Acompanhantes e Assessores, Celebração dos 30 anos da PJ na Diocese de Rio do Sul, Missão Jovem, Festival Cultural, Atividades Permantes da PJB e Atividades ligadas a intervenção social, como lutas que devemos abraçar enquanto Pastoral da Juventude, entre outros.


O momento da ADPJ foi o espaço também de retomar o objetivo geral da PJ, no qual ficou definido:
"Evangelizar a juventude a partir das diferente srealidades, fortalecendo o protagonismo juvenil e a formação integral e a espiritualidade libertadora, em vista da promoção da dignidade humana e da construção de uma nova sociedade".


Ainda na tarde de domingo, foi reservado o espaço para a eleição do jovem liberado, este que estará a frente da PJ na Diocese, nos próximos 3 anos. O jovem eleito por aclamação para assumir tal função foi Daniel Rodrigo Strelow, do Grupo de Jovens luta e Paz, da Paróquia de Presidente Getúlio. Ao Daniel, desejamos sucesso nesta nova caminhada, muita força nos obstáculos e muita alegria em assumir a causa da juventude com mais intensidade.


A ADPJ encerrou - se com um momento de envio, onde todos os jovens participantes foram enviados aos seus grupos, paróquias, com o compromisso assumido, de continuar na caminhada da PJ, acreditando na construção de "um outro mundo possível", mundo este de justiça, paz, transformação, igualdade.

0 comentários:

Postar um comentário