A proposta nos fez enfrentar a questão do poder e da política na perspectiva dos setores populares e de suas lutas, no âmbito de nossas responsabilidades como cidadãos e como militantes sociais e políticos e no horizonte último dos valores éticos, iluminados por nossa fé e sustentados por nossa espiritualidade e mística de cristãos e cristãs.
O Curso foi dividido em três partes: Seção Socioeconômica, Política e Cultural; Seção Bíblico-Teológica e Seção Pastoral.
Esteve presente, CARLOS MÖLLER, Pastor Sinodal de Brasília, DF, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), atual presidente do Conselho Nacional de Igreja Cristã (CONIC), este apresentou-nos, em suas grandes linhas, a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010: “Economia e Vida” e a inquietação que a preside: “O desafio desta Campanha é uma resposta às perguntas ‘Como vivemos nossa fé no contexto de miséria e de fome, de falta de saúde e moradia, de precariedade no trabalho e insegurança de um grande número de pessoas que convivem conosco neste país?’ ‘Em que medida o sistema econômico afeta a vida das pessoas, o seu desenvolvimento humano e o meio ambiente vital?’ A rigor, o exercício da fé cidadã, pois “o Estado não é o que quer ser ou diz ser, mas o que a cidadania o faz ser e querer”.
Tivemos a ilustre presença de Luiza Erundina deputada federal e ex-prefeita da cidade de SP, que nos fez refletir sobre a ligação entre ética e política, e sobre a Reforma Política. Foi de grande valia, pois nos colocou por dentro da situação política no Brasil hoje.
Contamos também com a companhia de Frei Beto, que nos fez pensar sobre nossa militância e nossa espiritualidade através da vida de Jesus, e de outros personagens bíblicos. Além disso tivemos a presença de Lucho, do Chile, Luis Dietrich de SC...
Foram dias de muito debate, palestras e oficinas. O encontro com diversos companheiros dos movimentos sociais nos fez sentir ainda mais o quão fascinante é fazermos parte dessa mesma luta.
“A política é o modo mais perfeito de caridade” dizia o papa Pio XI. Através de minha generosidade, posso doar um prato de comida para um pobre. Mas através da política, posso acabar com a fome e a pobreza. Muitas vezes achamos que somos insignificantes, e que não temos valor perante a sociedade, e que a política não é importante. Mas através deste curso percebemos que só com a política podemos transformar a realidade, como diz a frase que Pe Jaime de SP colocou, “Gente simples fazendo coisas pequenas em lugares de pouca importância realizam grandes transformações”.
O curso de verão é isso, espaço de aprendizado, interação, de troca de experiências, de ver e conviver com o diferente(idéias, credos, culturas...).
Maurício Marchi
0 comentários:
Postar um comentário