Estiveram reunidos nos dias 12 e 13 de junho, no Centro de Formação Diocesano em Rio do Oeste, cerca de 110 leigos (as) e religiosa (as), para o Curso de Comunicação Pastoral, promovido pela Diocese de Rio do Sul.
“A nossa é uma época de comunicação global, onde muitos momentos da existência humana se desenrolam através dos processos midiáticos”. Com essas palavras do saudoso Papa João Paulo II, Irmã Helena Corazza¹ deu início curso, que teve como objetivos abordar os cenários da comunicação, desafios para evangelização, comunicação nas pastorais (liturgia/catequese/acolhida) e também os encaminhamentos para a formação da Equipe Diocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom).
A Pascom se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: é suporte para as outras pastorais, a Igreja.
Querendo indicar em síntese a expressão PASCOM na perspectiva de uma consciência teológica, precisa chamar a relação mútua de: comunicação-promoção humana e espiritual. Somos tanto mais humanos, quanto mais cresce a nossa capacidade pessoal de comunicação.
E a Pastoral da Juventude inserida nesse meio, procura utilizar-se de todas as mídias disponíveis para levar o seu “jeito de ser, crer e viver” a todos. Acredita-se que uma pastoral que não tenha o grau da verdadeira comunicação é destinada a não alcançar o seu objetivo.
Joseanair Hermes
CDPJ
0 comentários:
Postar um comentário