O final de semana dos dias 22 e 23 de maio ficou marcado pelo acontecimento do Curso para Militantes, Acompanhantes e Assessores da Pastoral da Juventude de nossa diocese. Fruto de discussão em nossa 19ª Assembléia Diocesana, lá de 2009, a atividade reuniu militantes e assessores, no intuito de uma “reciclagem” (se assim podemo falar...) com a galera que está a algum tempo na caminhada pjoteira, bem como um primerio passo na tentativa de formar uma efetiva equipe de assessores. Tendo como local o “Sítio dos Padres” em Taió e com a ajuda do companheiro Renato Munhoz, assessor da atividade, fora trabalhado três aspectos principais:
· “O processo de personalização do militante/assessor”;
· “A Realidade a ser enfrentada”;
· “A Mistica na Caminhada”.
A forma de trabalho, bem dinâmica e apegada a realidade, proporcionou momentos diversos, de crescimento, de contato com o outro, de avaliação, de respostas e principalmente, de questionamentos quanto a nossa postura.O que é essencial!Nas palavras do pjoteiro Adriano Pereira, o Gordo, “ uma forma de trabalhar bem dinâmica, teoria pertinente, que é capaz de responder muitas coisas e ao mesmo tempo, como ele diz (Renato), gerar mais questionamentos do que respostas”.
Em ambiente muito fraterno, de companheirismo, de contato com a natureza, destaca-se também o importante resgate da mística da PJ, tão necessária e motor de nossa luta. Como bem frisou o companheiro Renato Munhoz, “importante perceber o que a Pastoral da Juventude proporciona, uma universalização de um sentimento comum que é a crença de nossa inquietude,que deve estar sempre a serviço do outro mundo possível.”
É isso ai Assessores e Militantes.O final de semana foi rico. Deixamos nossas comunidades, nossos grupos, o agito das atividades e paramos. Sim, “fomos até a montanha” para um momento nosso, de fortalecimento de nossa mística e de questionamento quanto a nossa caminhada. Voltemos para nossas comunidades, para nossos trabalhos com outra postura, mas sem esquecer o que nos une, que é o “ Nosso jeito de Ser, Crer e Viver”.
Força a todos. Continuemos construindo.
0 comentários:
Postar um comentário