23 de mar. de 2011

Pastoral da Juventude de Santa Catarina realiza Pré Missão Jovem

“E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus,
 então Missão é partir até os confins do mundo”
Dom Hélder Câmara

Nos dias 19 e 20 de março, a Pastoral da Juventude de Santa Catarina – Regional Sul4 da CNBB, realizou a Pré Missão Jovem, encontro para formação e planejamento dos 30 missionários que atuarão como líderes da III Missão Jovem da Pastoral da Juventude.  Os jovens da comunidade São Domingos de Gusmão, comarca de Navegantes, Diocese de Blumenau acolheram com muita alegria, afeto e esperança jovens que vieram de diversas dioceses do estado.

O encontro teve início com a oração do Oficio Divino da Juventude preparada pelos jovens da Diocese de Rio do Sul. Em seguida, iniciou-se a formação com assessoria de Paulo Francisco Junior, que motivou os jovens a refletirem sobre os fundamentos bíblicos da missão, à luz do Evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João, como também a missão nos Atos dos Apóstolos.

Os trabalhos da tarde do sábado foram direcionados para o estudo dos aspectos práticos da Missão Jovem, onde os líderes missionários puderam discutir, analisar e simular situações diversas que envolvem a visitação, a acolhida, e os cuidados que devem ter quando estiverem nas comunidades.

Durante a noite os jovens líderes foram enviados para as comunidades da paróquia onde se reuniram com o CPC a fim de realizar o planejamento para que a missão ocorra. Lá foi elaborado um questionário com questões práticas sobre os aspectos demográficos, econômicos e sociais, históricos e pastorais que envolvem a vida da comunidade, para que assim seja feito um diagnóstico da realidade e o planejamento seja mais efetivo.  Também celebraram e ouviram as expectativas da comunidade em relação à Missão. Nas comunidades os jovens pernoitaram, e no domingo às 11 horas, retornaram para fazer a partilha de como foi em cada comunidade, as dúvidas, as dificuldades e o sentimento que ficou desse primeiro contato. 
A missão acontecerá do dia 23 a 26 de junho sendo que no último dia, domingo, os jovens e a comunidade farão a Marcha Estadual contra a Violência e Extermínio de Jovens, uma das ações que a Pastoral da Juventude de SC assume a partir da Campanha Nacional Conta a Violência e o Extermínio de Jovens. No final acontecerá um show com o Grupo Musical Mensageiros de Cristo, de Araranguá.

Os líderes já iniciaram a missão, voltaram para suas comunidades com a responsabilidade de mobilizar, motivar e formar os missionários que se preparam para irem ao encontro do outro. Pois como disse Dom Hélder: “Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu.” Que os jovens missionários abram-se, descubram e encontrem os outros como irmãos.

Joseanair Hermes
Pela equipe do Teias da Comunicação Regional Sul 4

0 comentários:

Postar um comentário