11 de abr. de 2011

JUVENTUDE ORGANIZADA, ATUANTE E POLITIZADA

No intuito de envolver a sociedade civil de forma efetiva e participativa na elaboração, avaliação, acompanhamento e execução de políticas públicas voltadas para a Juventude, aconteceu no dia 02 de Abril, no município de Rio do Campo um encontro de discussão da implantação do Conselho Municipal da Juventude. A atividade reuniu cerca de 30 jovens lideranças de todas as comunidades do município e representantes dos mais variados segmentos/organizações ( grupo de jovens da PJ, grêmio estudantil, CDL, agricultores, portadores de necessidade especiais, entre outros). 
O conselho da juventude tem como atribuições principais fiscalizar o poder público na execução de políticas publicas de juventude, propor ações para torná-las mais eficazes e discutir com as organizações de juventude e com a sociedade civil, estratégias para garantir que sejam efetivas. 
Segundo Joseanair Hermes, da coordenação da Pastoral da Juventude, “A sociedade muitas vezes, trata o jovem de maneira preconceituosa e depreciativa, como o causador de problemas, desordeiro, irresponsável ou mero fazedor de tarefas. É preciso que se enxerguem nos jovens sujeitos de direitos que são, que se crie uma agenda para a juventude dentro da nossa realidade e para além dela. Que o jovem não seja tratado como objeto de meros programas de reinserção social sem que sua voz seja ouvida e seus anseios rejeitados.” 
Ao término da reunião, foi unânime a decisão dos presentes pela criação do Conselho. Diante disso, a comissão já agendou uma reunião com o prefeito local, secretários e vereadores para o dia 28 de abril, onde irão apresentar a proposta do Conselho Municipal da Juventude, como um desejo da juventude riocampense. É isso ai Juventude protagonista! Que iniciativa maravilhosa! São desses espaços que a juventude precisa, para ter cada vez mais “voz e vez” e dessa forma, com seu jeito único de ser, contribuir para uma sociedade melhor e que seja essencialmente para todos.

0 comentários:

Postar um comentário