14 de mai. de 2011

Escola de Formação da Juventude! “Outro Mundo é Possível, vamos fazer!”

Como aponta o documento 85 da CNBB: “A Juventude mora no Coração da Igreja e é fonte de renovação da sociedade...” E sendo destaque na Ação Evangelizadora de nossa Diocese, busca seu espaço, seu valor, bem como necessita de oportunidades para “polir” seus talentos. 

Nesse sentido, é uma das tarefas da Pastoral da Juventude ajudar os jovens a se formarem, oportunizar a eles um desenvolvimento nas várias dimensões da vida, já que a formação de cada um de nós é fundamental para um trabalho efetivo lá na comunidade. E Foi com esse pensamento que surgiu a Escola de Formação da Juventude em nossa Diocese, com propósito de ser um processo de formação integral aos jovens iniciantes na caminhada da PJ, capaz de levar cada um ao engajamento consciente em suas paróquias. Sua metodologia é bem simples: acontece por Inter-Região Pastoral e é dividida em 5 etapas. São três núcleos: da RP de Presidente Getúlio e Rodeio; RP de Ituporanga e Rio do Sul; RP de Taió e Agronômica.

E ela começou a dar seus primeiros passos nesse ano com a realização da 1ª Etapa da Escola com o núcleo formado da RP de Taió e Agronômica e o núcleo formado pelos jovens da RP de Ituporanga e Rio do Sul. Esta última aconteceu em Imbuia, entre os dias 30 de abril e 01 de maio e a primeira, lá em Taió, no Seminário Diocesano, nos dias 09 e 10 de abril.




Foram dois finais de semana de formação e de vivência! Vivenciaram-se muitas coisas e nada mais justo do que deixar os próprios participantes falarem, como a Jovem Bruna Deoracki, de Rio da Prata: “...Foi muito bom ter participado da escola de formação, primeiro porque é sempre bom participar dos projetos da PJ e, segundo, por que foi uma experiência muito boa, já que existem assuntos que não são abordados em família e nem entre amigos, e lá conversamos, aprendemos , conhecemos novas pessoas, o que também é ótimo.São essas experiências que constroem o caráter da pessoa...”

A jovem Adriane Treinatti, de Trombudo Central, também relatou sua experiência: “Foi muito gratificante participar da Escola. Poder compartilhar idéias com jovens de diferentes comunidades, ter a chance de se auto-avaliar e ver o quanto essas diferentes idéias tem um mesmo objetivo: Lutar por dias melhores. E talvez esse seja um ponto importante para a participação de mais jovens nos encontros: aprender a trabalhar em grupo para que possamos melhorar a cada dia e alcançar nossos objetivos!”.

A galera ficou animada mesmo, como se vê no recadinho do jovem José Henrique Batista, de Lontras: “Gente amada, pois bem, estamos passando por algo muito bom dentro da PJ da Diocese, que é a escola de formação, onde aprendemos muito para sermos bons líderes em nossas paróquias e também para que possamos cada vez mais construir outro mundo possível!”

Também animada, a jovem Thaise Nayara Sens, de Ituporanga relatou: “ O que passei no encontro de Formação, só com palavras é impossível de explicar, foi demais! Todos tornaram-se amigos. Na formação, discutimos nossa realidade, que nos faz pensar. Vou levar tudo para o resto da minha vida.E fico contando os dias para o nosso próximo encontro!”


É isso aí galera!! A Escola de Formação da Juventude é feita por muitas mãos, de cada um de nós. E por isso queremos agradecer a todos (as) que contribuíram para que tudo isso aconteça! Ao nosso Assessor, Gilmar Bertelli, pela dedicação pela causa da Juventude. Às famílias que incentivaram seus filhos, a família do Seminário Diocesano, aos nossos Párocos e em especial, a cada jovem, que aceitou o desafio de participar.

E a Escola não termina agora. Está só começando. Além do compromisso de continuidade lá em nossa comunidade, em nosso grupo de jovens, temos o compromisso de continuidade nas próximas etapas. A 2ª Etapa da RP de Taió e Agronômica acontece entre os dias 04 e 05 de junho e da RP de Ituporanga e Rio do Sul nos dias 11 e 12 de junho. Já a RP de Presidente Getúlio e Rodeio, no dia19 de Junho.

Vamos juntos amigos e amigas! Como bem exprime a canção Sonhos e Pandorgas: “...a Missão é grande, o desafio é bem maior.Solte o grito preso na garanta: Somos Pastoral da Juventude, Outro Mundo é Possível, vamos fazer!”

0 comentários:

Postar um comentário