26 de nov. de 2012

Vem Juventude, Trabalhar, Lutar, Sonhar!!




Vem Juventude , Trabalhar, Lutar, Sonhar!!(Canção da Esperança)

Entre os dias 15 à 18 de novembro de 2012 aconteceu na pequena cidade de Ouro, distrito de Santa Lucia, a Celebração dos 30 anos da Pastoral juventude de Santa Catarina. Esta contou com a presença de cerca de 300 Jovens vindos de todos os “cantos” de nosso Estado, cada um (a) trouxe consigo o jeito jovem de ser igreja e celebrar a vida.
Foram quatro dias que a juventude do estado de SC passou unida. No dia 15, os jovens chegaram aos poucos, e instalaram-se na comunidade, fazendo dela morada. Após a acolhida todos foram motivados a relembrar e conhecer a história da PJ de SC, que foi construída por muitas mãos durante esses 30 anos. O dia se encerrou com a Romaria de Frei Crispim.
Na manhã do dia 16, a juventude realizou a oração do Ofício Divino da Juventude, em seguida o assessor Renato Munhoz falou sobre o seguimento de Jesus Cristo. Na parte da tarde os jovens participaram de oficinas que abordaram temas que os ajudaram a refletir sobre a campanha da fraternidade 2013, Fotografia, Políticas Publicas, Economia Solidária, Leitura Popular da Bíblia, Ofício Divino da Juventude, entre outros. A noite celebrou-se os Mártires e assim como eles, os jovens assumiram o compromisso com os pobres e excluídos.
No terceiro dia de acampamento e celebração, a juventude rezou o Ofício Divino da Juventude, seguida da assessoria de Thiesco (Secretário Nacional da PJ) e Pe. Maicon Malacarne, que conduziram a fala e o debate sobre a Identidade da PJ.  À tarde a juventude participou novamente das oficinas. Um baile, com a Banda Arco Iris animou a noite dos Jovens e da Comunidade. Foram momentos de diversão, partilha e muita alegria.
E chegou o dia, de celebrar com comunidade, das despedidas, de muitas emoções. O dia 18 o dia inicia de uma forma diferente, as barracas que foram “armadas” no dia 16, agora eram “desarmadas”, a juventude se preparava para a celebração com comunidade. A celebração foi conduzida pelo Frei Dudu e  repleta de momentos que proclamavam que “Outro Mundo é possível, se você disser que Sim!”. A tarde com o Show com o grupo Mensageiros de Cristo animou a todos/as.  
Em seguida os jovens voltaram a suas comunidades, animados e com a certeza do compromisso reassumido e assumido pelos jovens. Todos voltaram com a certeza de que “ Se trabalhamos e lutamos, é porque depositamos nossa esperança em um Deus vivo”

Corine Nienkoetter Nunes
Pastoral da Juventude da Diocese de Rio Sul


0 comentários:

Postar um comentário