No dia 24 de julho, aconteceu no Salão da Paróquia Canta Galo em Rio do Sul, o Fórum das Pastorais Sociais da Diocese, que discutiu o tema da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra.
A atividade contou com a assessoria do companheiro Nauro Velho e reuniu cerca de 40 lideranças de nossa Diocese, representando as pastorais, Obra Kolping, SITITEV, SINTRAF, Casa Rural Familiar , entre outra lideranças.
Após o café, deu-se início a proposta do dia, com um breve estudo da questão agrária no Brasil e da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra, organizado pelo companheiro Nauro. Posteriomente e através de trabalhos de grupos, o coletivo assumiu alguns compromissos, cabendo destacar o comprometimento com o abaixo assinado, retirando como meta a coleta de 5000 assinaturas na Diocese, a divulgação e organização do debate acerca do tema nas paróquias e a realização de uma atividade de mobilização no dia 07 de setembro, aproveitando o Grito dos Excluídos e o Dia da Pátria. Atividade esta que será realizada na cidade de Rio do Sul e pretende aglutinar as lideranças da diocese.
Após os encaminhamentos, a atividade terminou com um delicioso almoço. Como bem afirmou Dom Demétrio Valentini, presidente da Cáritas Brasileira: “A Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra é um passo importante para a reformulação mais ampla da situação fundiária do Brasil. Limitar a propriedade da terra é garantir que haja mais terra para ser destinada a quem nela quer trabalhar e produzir alimentos. É um passo na direção de uma reforma agrária massiva e efetiva em nosso país. Por isso esta campanha merece nosso apoio, para a sua divulgação, e para explicitar os motivos que a justificam. "
É isso mesmo povo, construtores e construtoras de um outro Brasil possível! Vamos a luta, com fé, com esperança e ousadia.
0 comentários:
Postar um comentário