6 de ago. de 2010

Fórum das Pastorais Sociais discute tema da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra

No dia 24 de julho, aconteceu no Salão da Paróquia Canta Galo em Rio do Sul, o Fórum das Pastorais Sociais da Diocese, que discutiu o tema da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra. 
A atividade contou com a assessoria do companheiro Nauro Velho e reuniu cerca de 40 lideranças de nossa Diocese, representando as pastorais, Obra Kolping, SITITEV, SINTRAF, Casa Rural Familiar , entre outra lideranças. 
Após o café, deu-se início a proposta do dia, com um breve estudo da questão agrária no Brasil e da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra, organizado pelo companheiro Nauro. Posteriomente e através de trabalhos de grupos, o coletivo assumiu alguns compromissos, cabendo destacar o comprometimento com o abaixo assinado, retirando como meta a coleta de 5000 assinaturas na Diocese, a divulgação e organização do debate acerca do tema nas paróquias e a realização de uma atividade de mobilização no dia 07 de setembro, aproveitando o Grito dos Excluídos e o Dia da Pátria. Atividade esta que será realizada na cidade de Rio do Sul e pretende aglutinar as lideranças da diocese. 

Após os encaminhamentos, a atividade terminou com um delicioso almoço. Como bem afirmou Dom Demétrio Valentini, presidente da Cáritas Brasileira: “A Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra é um passo importante para a reformulação mais ampla da situação fundiária do Brasil. Limitar a propriedade da terra é garantir que haja mais terra para ser destinada a quem nela quer trabalhar e produzir alimentos. É um passo na direção de uma reforma agrária massiva e efetiva em nosso país. Por isso esta campanha merece nosso apoio, para a sua divulgação, e para explicitar os motivos que a justificam. " 

É isso mesmo povo, construtores e construtoras de um outro Brasil possível! Vamos a luta, com fé, com esperança e ousadia.

0 comentários:

Postar um comentário