08 a 15 de janeiro de 2011
Nas terras quentes do Maranhão, na cidade de Imperatriz, aconteceu a 5° Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude. Inspirados pela Mãe Maria que nos faz perceber na realidade o que é simples, possível e concreto, pudemos reafirmar, a exemplo de Maria, o sim à vida, o sim à Vida da Juventude.
A Ampliada Nacional de Imperatriz foi com certeza, um marco na história da Pastoral da Juventude, pela intensidade dos momentos vividos, sejam eles de oração, celebração, trabalhos de grupos e assessorias temáticas. A sintonia dos presentes e o interesse em construir juntos foi algo que deu um TOM a mais para a atividade.
Foram aprovados seis projetos: A Juventude Quer Viver, Teias da Comunicação, Mística e Construção, Caminhos de Esperança, Ajuri e Tecendo Relações, sendo que o último é o mais novo dentro do conjunto de projetos da Pastoral da Juventude.
Foi o momento também da escolha do novo Secretário Nacional da PJ, o jovem Thiesco Crisóstomo, da cidade de Marabá – PA. Ele estará à frente da articulação nos próximos 3 anos. Um jovem que ousa sonhar, mas que tem o pé fincado no chão. Que cresceu junto às comunidades de base e que tem a luta em seu sangue.
No sexto dia, inspirados pelo tema: “PJ: Missão e Profetismo”, os delegados/as participaram de uma missão em algumas comunidades da Diocese de Imperatriz. Participar de Missão é algo que me fortalece muito, me faz voltar no tempo e relembrar, pois foi em uma missão que tive o primeiro contato com a Pastoral da Juventude. Porém essa Missão na Ampliada Nacional teve algo diferente, pra mim especificamente foi um choque de realidade.
Efetivamente fiz a experiência de ser discípulo missionário de Jesus Cristo. Um encontro com Deus simples, cuja existência missionária constitui amar e servir sem limites, sem medo de se entregar. Conhecer realidades, idéias, ideais e sonhos de um povo que mesmo diante de tantas dificuldades não perde o encanto. Gente simples, humilde e sofrida, mas que não deixou de sorrir e abrir as portas para nos acolher. A lembrança da casa de taipa com redes estendidas que serve de cama, a criança nua sentada no chão brincando com garrafas vazias, o descaso da saúde pública, a mãe magra e doente dando de comer ao filho, o jovem de 17 anos que mora sozinho e que estampa no rosto um sorriso contagiante, jovem estudante, trabalhador e protagonista de sua vida e que desde já sabe o devido valor que tem.
Uma semana em que avaliamos e planejamos a caminhada da Pastoral da Juventude, sempre tendo como princípio, meio e fim no grupo de base. A vocês digo então: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”! Busquem a realização de um sonho possível ou impossível, de uma sociedade justa que faz à medida que arregaçam as mangas e se põe a lutar.
Um abraço fraterno a todos e a todas .
Joseanair Hermes
PJ - Diocese de Rio do Sul- SC
0 comentários:
Postar um comentário