17 de nov. de 2011

Pastoral da Juventude celebra 30 anos de caminhada: Uma História de Luta, Protagonismo e Paixão!


O dia 06 de novembro de 2011 ficará marcado na história da Pastoral da Juventude de nossa Diocese. Num lindo domingo ensolarado, mais de 400 jovens celebraram 30 anos de caminhada da PJ, no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga.

Logo pela manhã já chegaram os ônibus, as vans, os carros trazendo o povo das paróquias. Ao som e animação da banda Mensageiros de Cristo de Araranguá (Diocese de Criciúma), o grande encontro teve seu início, seguido da chamada das caravanas e de um breve resgate histórico da organização da juventude em nossa diocese e da formação da PJ. Momento muito rico e animado.



Com muita alegria, às 10 horas todos participaram da celebração eucarística, presidida pelo Pe. Sérgio Élio Rodrigues, Assessor Eclesial da Juventude Diocesano. Momento de agradecer pela construção da juventude, de celebrar o rosto jovem da igreja.

Os presentes também puderam visitar vários espaços temáticos, como o espaço das Vocações, da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, o da História da PJ, com objetos e fotos de toda a trajetória, bem como as três “tendas” que trouxeram presente o lema da celebração: a tenda da Luta, trazendo presente as bandeiras de luta assumidas ao longo dos anos; a do Protagonismo, denotando a característica jovem de construir a própria história; e da Paixão, resgatando a doação a causa da juventude e à construção do Reino.

Vivian Carla, do Grupo de Jovens JAW (Jovens Adoradores de Witmarsum) de Witmarsum, deixou seu depoimento sobre o encontro: “Para quem já busca as coisas de Deus e está disposto a segui-lo, a celebração dos 30 anos da PJ foi festa e adoração. Foram muitos os momentos de emoção, tanto na missa, quanto nas músicas. Mas o melhor foi o despertar para os jovens iniciantes para este tipo de festa, de que não é preciso coisas como bebidas e drogas e, que é possível cantar e dançar de outra forma. Certamente muitos jovens foram tocados, o Espírito Santo esteve presente,, porque os jovens do nosso grupo saíram felizes e satisfeitos pelo domingo que tiverams! Obrigada a PJ!Que tenhamos muitos motivos para comemorar e que Deus esteja sempre conosco! Estamos Juntos.”

Para o jovem militante Edson Torres "A celebração dos 30 anos da PJ da diocese de Rio do Sul foi um momento de reflexão e resgate da luta da nossa juventude por um mundo de justiça, pelo Reino. Todo o encontro foi especial!Os jovens se integraram e participaram de toda a programação, que por sinal foi muito bem pensada. Que Deus continue abençoando a juventude de nossa diocese e que nos dê forças para continuarmos sendo protagonistas."


 Após o almoço, o encontro recomeçou muito animado. Foi o momento dos grupos de jovens, da juventude mostrar a sua cara através de apresentações culturais. E a galera não deixou a desejar, demonstrando seus mais variados talentos, principalmente através de músicas e da dança.

Seguindo o roteiro, o encontro foi chegando a seu desfecho, com o show da banda Mensageiros de Cristo. Momento animado, de alegria e entusiasmo. Ficou marcado o momento em que todos se abraçaram, formando um grande círculo e juntos cantaram a canção “O mesmo Rosto”. Após, Frei Renato Adriano Pezenti, reitor de Seminário São Francisco de Assis conduziu o envio. Todos receberam, ao som da canção “Nova Geração”, uma cruz para levar no peito, como símbolo da celebração e compromisso de continuidade a Evangelização da Juventude nas comunidades. A cruz também lembrou a todos da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Brasil em 2013.

 
Fica o agradecimento a todos que construíram esse dia tão especial. A coordenação Diocesana de Pastoral, aos párocos, lideranças das comunidades, as famílias e a cada jovem e cada grupo de jovens presentes. Assim como a PJ sempre foi e é construída por muitas mãos, a Celebração dos 30 anos foi construída coletivamente. Que ela seja um grande impulso a evangelização da juventude de nossa diocese! Continuemos juntos nesta linda caminhada, com fé, ousadia e com muita luta, protagonismo e paixão!
 

0 comentários:

Postar um comentário